segunda-feira, 24 de março de 2008

Relatório de Estágio de Observação

Introdução

Este relatório tem como base a observação em sala de aula da disciplina de geografia, relacionada às atividades práticas, correspondente à disciplina acadêmica 6EST01 Ensino de Geografia e Estágio de Vivencia, ministrada pela Profª Dr. Rosely Sampaio Archela, vinculada a Universidade Estadual de Londrina, no que se refere à formação de licenciados a ministrarem aulas de Geografia.A observação ocorreu em uma semana, onde foram observadas aulas das turmas de Ensino Fundamental, especificamente 8°séries, onde podemos analisar as atividades realizadas pelos professores e pelos alunos. Nas tardes dos dias 26,27 de maio e 02 de junho de 2008, foram assistidas, com a autorização da Profª Elídia da Costa Soares, aulas da disciplina de Geografia, nas 8° séries do Instituto de Educação de Londrina(IELL) , no município de Londrina, estado do Paraná.

Descrição das atividades observadas
A estrutura física da escola não era da melhores. Apesar de ser uma escola grande com várias quadras poliesportivas e localidade central, ainda não teve uma reforma geral como outras de igual porte na cidade. As salas de aulas são desproporcionais, algumas com espaço adquado, outras pequenas para a quantidade de alunos o que influencia no aprendizado e na inquetação de alguns, além de possuirem carteiras e cadeiras bastante desgastadas e cortinas, em algumas salas, empoeiradas. O material de trabalho do professor na sala de aula é a lousa que em muitas salas estavam riscadas e o giz que os alunos disseram ser de má qualidade.
Nossa primeira observação pode ser realizada na 8° série E onde vimos duas aulas juntos dos 21 alunos que haviam, sendo 11 meninas e 10 meninos que conversavam bastante mais de forma suportável. A professora passou uma atividade na lousa e alguns alunos conseguiam se concentrar copiando e falando baixo, já outras ficaram para traz e reclamaram quando a professora apagou a primeira parte sem aviso prévio. Depois de 25 minutos a professora se vira para sala que fica em silêncio prestando atenção nas orientações para fazer a atividade proposta. A atividade era a respeito da Divisão ou Regionalização da Europa e foram feitas colunas para ligação entre as que se relacionavam. Enquanto esperava o tempo para ser feito o exercício a professora andava pela sala e observava os cadernos dos alunos, muitas vezes conversando sobre assuntos do cotidiano dos alunos, o que observo como um interesse pela condição que aluno se encontra na sala.
Faltando 10 minutos para o término da aula começa ser feita a correção, os alunos respondem um a um em voz alta. A grande maioria havia feito, mas alguns realmente não conseguiram copiar tudo.
Os alunos que não fizeram a atividade na aula anterior tiveram a oportunidade de terminar na próxima, onde sentaram em dupla ocorrendo um pequeno problema. Uma aluna acabou ficando sem par, e um aluno também. A professora pediu para que os dois sentassem juntos mas a menina rejeitou tal condição. Um tereiro aluno se propôs a trocar de colega e tudo se resolveu.
Esse dia foi mais agitado, um aluno fazia exercícios de uma outra discilplina. A professora pegou o caderno do aluno e o puniu com 5 pontos na atividade da sua disciplina.
A 8° série D. Logo ao entrar na sala já se observa o clima bem diferente, havia um número maior de alunos e mais preocupados com a aparência do que com estudos. Talvez por serem mais adultos físicamente as conversas eram outras e mais altas. Os alunos da 8° série D são mais agitados, e desde a chamada a professora já sente dificuldade.
Com muita calma ela faz a chamada em voz baixa e os alunos não conseguindo ouvir os nomes vão diminuíndo o tom de voz elevado.
Foi passado uma atividade do livro para ser feita em dupla, mas com a entrega para a outra aula o que fez com que o alunos ficassem dispersos e voltassem a conversar.
Quando já estavamos pensando que a sala mais dificil era mesmo a 8° D, eis que vem a 8° série A. Defenitivamente a mais agitada, alunos conversando sem parar e alto, muito alto. A professora tenta passar uma atividade no quadro mas se torna impossivel, os alunos não param de falar. Ela então muda de estragégia e resolve ditar. O fato da professora ditar muda de forma inacreditável a turma, que se interessa depois de ditado fazer o exercício e vão terminando e levando ate a mesa da professora para correção.
Conclusão
O Estágio de Observação realmente é importante para a licenciatura porque dá a oportunidade de observação de atitudes que dão certo de professores mais experientes, além de podermos no futuro já nos prepararmos para situações parecidas com as observadas e já com alguma ideia que possibilite a solução dos problemas ocoridos.

Nenhum comentário: